A HISTÓRIA DA MARCA DA ESTRELA COMEÇA EM 1883, COM A FUNDAÇÃO DA «BENZ E CO. RHEINISCHE GASMOTOREN—FABRIK». NESSE ANO KARL BENZ, UM DOS PIONEIROS DO AUTOMÓVEL, DAVA INÍCIO AO SEU SONHO DE MOBILIDADE MOTORIZADA. A 29 DE JANEIRO DE 1886 ESSE SONHO TORNAVA-SE REALIDADE COM A INVENÇÃO DE UM VEÍCULO MOTORIZADO QUE VEIO A SER BAPTIZADO DE «VEÍCULO COM MOTOR A GASOLINA». EM 1894 SURGIA NO MERCADO A PRIMEIRA EVOLUÇÃO DO CARRO DE BENZ, O VELO, QUE EM 1901 ATINGIU AS 1200 UNIDADES COMERCIALIZADAS. NÚMEROS MODESTOS, EM PARTE DEVIDO À CRESCENTE EVOLUÇÃO DO MERCADO QUE ASSISTIA AO APARECIMENTO DE NOVOS E SOFISTICADOS MODELOS.
CONTEMPORÂNEOS DE BENZ, GOTTLIEB DAIMLER E WILHELM MAYBACH DERAM OS SEUS PRIMEIROS PASSOS A TRABALHAR NUMA FÁBRICA DE MOTORES A GÁS, SITUADA EM DEUTZ, DO HOMEM AO QUAL SE DEVE A PATENTE DO CICLO QUE ANIMA O INTERIOR DOS MOTORES A QUATRO TEMPOS, NIKOLAUS AUGUST OTTO. EM 1882, DEVIDO A UM DIFERENDO MANTIDO COM OTTO, DAIMLER DECIDE INICIAR A SUA PRÓPRIA FÁBRICA, A «DAIMLER—MOTOREN—GESELLSCHAFT» (DMG), ONDE DESENVOLVERIA O MOTOR A QUATRO TEMPOS EM CONJUNTO COM MAYBACH. O RESULTADO DESTA PARCERIA FOI UM MOTOR MAIS LEVE E COMPACTO, ÓPTIMO PARA ADAPTAR EM QUALQUER VEÍCULO, O QUE VEIO A ACONTECER EM 1886 COM A SUA ADAPTAÇÃO NUMA BICICLETA, APARECENDO ASSIM A PRIMEIRA MOTOCICLETA DO MUNDO.
TANTO BENZ COMO DAIMLER CONTINUARAM DE COSTAS VOLTADAS DURANTE MUITOS ANOS, SEMPRE COMO CONCORRENTES, HAVENDO LUGAR PARA UMA SÉRIE DE EVOLUÇÕES PROTAGONIZADAS POR AMBAS AS PARTES, PRÉVIAS À SUA FUSÃO. EM 1895 BENZ APRESENTAVA O PRIMEIRO AUTOCARRO, DESTINADO A FAZER O PERCURSO SIEGEN—NETPHEN, PERTO DO LAGO CONSTANCE. UM ANO DEPOIS ASSISTIA-SE AO LANÇAMENTO DO PRIMEIRO VEÍCULO PESADO DE MERCADORIAS, DESENVOLVIDO POR MAYBACH. COM UM MOTOR QUE DESENVOLVIA QUATRO CAVALOS DE POTÊNCIA, PERMITINDO A VELOCIDADE MÁXIMA DE 12 KM/H, ESTAVA DESTINADO A EQUIPAR O BRITISH MOTOR SINDICATE EM LONDRES.
NASCE A MERCEDES
PASSADOS ALGUNS ANOS APÓS O INÍCIO AS ACTIVIDADES DA DMG, MAYBACH VEIO A CONHECER EMIL JELLINEK, UM PRÓSPERO HOMEM DE NEGÓCIOS. ESTE, DERIVADO AO BOM NOME ALCANÇADO PELOS CARROS DA MARCA ALEMÃ, DEPRESSA TRATOU DE ENCOMENDAR UM PARA SI. O MODELO DOPPEL PHAETON PECAVA APENAS PELA FALTA DE POTÊNCIA, O QUE LEVOU JELLINEK A ENCOMENDAR UM OUTRO, AGORA COM DIFERENTES ESPECIFICAÇÕES.
DEPOIS DE ALGUNS ANOS A RELAÇÃO ENTRE O EMPRESÁRIO E A DMG HAVIA SE ESTREITADO, ENCARREGANDO-SE ESTE DE COMERCIALIZAR A MARCA. SUGERINDO A MAYBACH O DESENVOLVIMENTO DE UM CARRO COM MAIS POTÊNCIA.
CONTEMPORÂNEOS DE BENZ, GOTTLIEB DAIMLER E WILHELM MAYBACH DERAM OS SEUS PRIMEIROS PASSOS A TRABALHAR NUMA FÁBRICA DE MOTORES A GÁS, SITUADA EM DEUTZ, DO HOMEM AO QUAL SE DEVE A PATENTE DO CICLO QUE ANIMA O INTERIOR DOS MOTORES A QUATRO TEMPOS, NIKOLAUS AUGUST OTTO. EM 1882, DEVIDO A UM DIFERENDO MANTIDO COM OTTO, DAIMLER DECIDE INICIAR A SUA PRÓPRIA FÁBRICA, A «DAIMLER—MOTOREN—GESELLSCHAFT» (DMG), ONDE DESENVOLVERIA O MOTOR A QUATRO TEMPOS EM CONJUNTO COM MAYBACH. O RESULTADO DESTA PARCERIA FOI UM MOTOR MAIS LEVE E COMPACTO, ÓPTIMO PARA ADAPTAR EM QUALQUER VEÍCULO, O QUE VEIO A ACONTECER EM 1886 COM A SUA ADAPTAÇÃO NUMA BICICLETA, APARECENDO ASSIM A PRIMEIRA MOTOCICLETA DO MUNDO.
TANTO BENZ COMO DAIMLER CONTINUARAM DE COSTAS VOLTADAS DURANTE MUITOS ANOS, SEMPRE COMO CONCORRENTES, HAVENDO LUGAR PARA UMA SÉRIE DE EVOLUÇÕES PROTAGONIZADAS POR AMBAS AS PARTES, PRÉVIAS À SUA FUSÃO. EM 1895 BENZ APRESENTAVA O PRIMEIRO AUTOCARRO, DESTINADO A FAZER O PERCURSO SIEGEN—NETPHEN, PERTO DO LAGO CONSTANCE. UM ANO DEPOIS ASSISTIA-SE AO LANÇAMENTO DO PRIMEIRO VEÍCULO PESADO DE MERCADORIAS, DESENVOLVIDO POR MAYBACH. COM UM MOTOR QUE DESENVOLVIA QUATRO CAVALOS DE POTÊNCIA, PERMITINDO A VELOCIDADE MÁXIMA DE 12 KM/H, ESTAVA DESTINADO A EQUIPAR O BRITISH MOTOR SINDICATE EM LONDRES.
NASCE A MERCEDES
PASSADOS ALGUNS ANOS APÓS O INÍCIO AS ACTIVIDADES DA DMG, MAYBACH VEIO A CONHECER EMIL JELLINEK, UM PRÓSPERO HOMEM DE NEGÓCIOS. ESTE, DERIVADO AO BOM NOME ALCANÇADO PELOS CARROS DA MARCA ALEMÃ, DEPRESSA TRATOU DE ENCOMENDAR UM PARA SI. O MODELO DOPPEL PHAETON PECAVA APENAS PELA FALTA DE POTÊNCIA, O QUE LEVOU JELLINEK A ENCOMENDAR UM OUTRO, AGORA COM DIFERENTES ESPECIFICAÇÕES.
DEPOIS DE ALGUNS ANOS A RELAÇÃO ENTRE O EMPRESÁRIO E A DMG HAVIA SE ESTREITADO, ENCARREGANDO-SE ESTE DE COMERCIALIZAR A MARCA. SUGERINDO A MAYBACH O DESENVOLVIMENTO DE UM CARRO COM MAIS POTÊNCIA.
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